O PAPEL DO MARIDO NO CASAMENTO

segunda-feira, abril 15, 2013


Um marido que vive de acordo com a palavra de Deus, deve ter consideração para com sua esposa, dar atenção e valorizá-la. É preciso tratá-la com respeito, dignidade e amor. Se não for assim, a Bíblia dá a entender, que as orações não serão ouvidas. A interrupção das orações causada por uma atmosfera de um lar em que não habita o amor e a consideração, significa interrupção na comunhão com Deus.

O PAPEL DO MARIDO NO CASAMENTO.

“Maridos, vós, igualmente, vivei a vida comum do lar, com discernimento; e, tendo consideração para com a vossa mulher como parte mais frágil, tratai-a com dignidade, porque sois, juntamente, herdeiros da mesma graça de vida, para que não se interrompam as vossas orações.” 1 Pedro 3:7

Reconhecer que a esposa é a parte mais frágil, e que por isso, ela deva ser tratada com dignidade. Uma razão importante para que maridos tratem as esposas com dignidade, é que são herdeiros da mesma graça de vida.  

Estes textos instruem como o marido deve se comportar com sua família, e como deve ser o seu papel de Marido. Como ele deve tratar sua esposa.
Papel do marido: amar a esposa como Cristo amou a igreja.

"Maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela," Efésios   5.25,


Observe que o padrão estabelecido por Deus é de que o marido não apenas ame a sua esposa, mas faça isto dentro do mais alto padrão de entrega: “como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela”. Portanto, para entender como o homem deve amar a sua esposa, é necessário refletir sobre o modo como Cristo amou a Igreja. É  necessário e essencial que o marido tenha estes princípios em mente.

Um amor construtivo e não destrutivo

“Marido, ame a sua esposa e não seja grosseiro com ela.”. Colossenses 3:19
O amor construtivo tem a ver com a atitude de respeitar, de tratar bem, de não ser áspero no falar, não ser irônico. O marido deve tratar a esposa da mesma forma como ele gostaria de ser tratado. Se quiser colher amor, plante amor, se plantar ódio, rancor e amargura, certamente irá colher o mesmo.  
O MARIDO DEVE AMAR A SUA ESPOSA COM A SI MESMO

“Assim também os maridos devem amar a sua mulher como ao próprio corpo. Quem ama a esposa a si mesmo se ama. Porque ninguém jamais odiou a própria carne; antes, a alimenta e dela cuida, como também Cristo o faz com a igreja;” 
“Portanto, cada um de vocês também ame a sua mulher como a si mesmo, e a mulher trate o marido com todo o respeito.” Efésios 5:25 -33

“O marido deve cumprir os seus deveres conjugais para com a sua mulher, e da mesma forma a mulher para com o seu marido.” 1 Coríntios 7:3

“Mas, se alguém não cuida dos seus, e especialmente dos da sua família, tem negado a fé, e é pior que um incrédulo.”(1Tm 5:8)

O marido deve ser fiel à sua esposa. Porque para Deus, a infidelidade é abominação.

“E ele lhes disse: Qualquer que deixar a sua mulher e casar com outra, adultera contra ela.”Marcos 10:11

"Ouvistes que foi dito: Não adulterarás Mateus 5:27

“Ainda fazeis isto: cobris o altar do Senhor de lágrimas, de choro e de gemidos, de sorte que ele já não olha para a oferta, nem a aceita com prazer da vossa mão. E perguntais: Por quê? Porque o Senhor foi testemunha da aliança entre ti e a mulher da tua mocidade, com a qual tu foste desleal, sendo ela a tua companheira e a mulher da tua aliança.”  

“Pois o Senhor Todo-Poderoso de Israel diz: – Eu odeio o divórcio; eu odeio o homem que faz uma coisa tão cruel assim. Portanto, tenham cuidado, e que ninguém seja infiel à sua mulher.”Malaquias 2.13-16 

“Seja bendito o teu manancial, e alegra-te com a mulher da tua mocidade...”

“...Por que, filho meu, andarias cego pela estranha e abraçarias o peito de outra? Porque os caminhos do homem estão perante os olhos do Senhor, e ele considera todas as suas veredas.” Provérbios. 5.18-21

You Might Also Like

0 comentários

Toda boa critica desenvolve um bom crescimento!!!
Deixe seu comentario!!!

Like us on Facebook

Flickr Images