O Profeta Também é Tentado a Se Insurgir. (SÓ PARA PREGADORES)

segunda-feira, março 25, 2013


O Profeta Também é Tentado a Se Insurgir

Mesmo sendo chamado por Deus, o profeta também é tentado a se corromper e se insurgir contra Ele. 


 A predição de Jeremias referente à destruição de Jerusalém aborrece o filho de um sacerdote chamado Pasur, o qual profetizou a segurança  de Jerusalém (20.6). ele descarrega a sua ira sobre o profeta infligindo-lhe o doloroso castigo de ser atado no tronco. Por causa desse ato de perseguição, Jeová manda um castigo sobre Pasur, repetindo ao mesmo tempo a profecia do cativeiro babilônico. A última parte do capítulo 20 revela o efeito desta perseguição sobre a natureza tímida de Jeremias. Foi tentado a cerrar os lábios e abster-se de profetizar. Mas o fogo interno era mais poderoso do que o externo, assim é que continuou a pregar (20.9) – Fonte: Através da Bíblia. Livro por Livro de Myer Pearlman; Editora vida – Pág. 120.

São muitas as pressões sofridas pelo profeta que fala a verdade. São calunias, perseguições e desprezo por meio daqueles que se sentem atingidos pela palavra de Deus dita por intermédio do profeta. Era dever do profeta do NT, assim como para o do AT, desmascarar o pecado, proclamar a justiça, advertir do juízo vindouro e combater o mundanismo e frieza espiritual entre o povo de Deus (Lc 1.14-17). Por causa da sua mensagem de justiça, o profeta pode esperar ser rejeitado por muitos nas igrejas, em tempos de mornidão e apostasia. - Fonte: Bíblia de Estudos Pentecostal de 1998, Pág.1815.

             Como já disse o profeta é um homem muitas das vezes solitário – Jr 15.17, tem muita gente pensando que profeta é homem de muitos amigos, mas se enganam, pois profeta é um ministério específico dos mártires. Jesus mesmo numa certa feita disse: Jerusalém, Jerusalém que mata os meus profetas - Mt 23.37a. Eles nunca são coniventes com o erro. Aqueles que maculam a chamada profética ou o dom profético com a transigência ao pecado daqueles com quem mantém um parentesco ou um laço de amizade muito profundo, já estão reprovados por Deus. Pois Ele só pode usar o profeta quando morre nele aquilo que o impede de ouvir a Sua voz, como o privilégio obtido por algum favor ou serviço.

            Isaías era um jovem com chamada profética, mas enquanto vivia no palácio do rei, o seu primo Uzias, Deus não pôde trabalhar na sua vida. Mas um dia, diz a Bíblia, o rei Uzias morreu e no mesmo ano ele vê a Deus assentado num alto e sublime trono. Creio que Deus se apresentou assim a ele para fazê-lo refletir: "Se eu servi com dedicação a um rei terreno, quanto mais devo eu me dedicar ao Rei Celestial, ao Todo Poderoso, àquele que pode me dar a vida eterna que nenhum rei terreno poderá dar".

            Não consigo fazer uma comparação dos profetas do passado com os profetas de hoje, os profetas do passado sentiam na própria pele o peso do ministério, ora confrontados pelos falsos profetas, ora judiados na prisão e solitários, diferentes dos profetas de hoje que vivem entre muitos amigos, em festas e ganhando presentes com suas falsas profecias. Profetizar para eles é um simples status social e não uma satisfação de se fazer cumprir um chamado do Senhor.

            O profeta que se insurgi contra Deus está em maus lençóis, pois se cair nas mãos dos homens ele tem quem o livre, mas caindo nas mãos de Deus quem o livrará?

            A caminhada profética é cheia de riscos, pois existem inimigos por todos os lados tentando parar o profeta, e o maior adversário do profeta muitas das vezes é um outro profeta: O velho. Não sei por qual motivo, talvez por ciúmes de ver Deus usando outra pessoa a não ser ele próprio.

            O profeta velho é até mesmo carismático e simpático, consegue facilmente ganhar a nossa confiança e com isto arma laços que nos impedem de sermos fiéis à Deus e às suas instruções, tentam nos fazer assumir atitudes e/ou procedimentos que não fazem parte de nosso caráter e que irá jogar por terra a nossa credibilidade, por isto o profeta deve tomar cuidado com quem anda ou vai ao seu encontro para lhe dar uma mensagem contrária àquela que ele já recebeu de Deus.

            A Bíblia nos relata uma história de um profeta que passou por esta situação. Tendo recebido uma chamada do Senhor para profetizar em Betel contra o altar e após orar pela restituição das mãos do rei Jeroboão, o rei ofereceu-lhe um presente, o qual prontamente o profeta resistiu dizendo: Ainda que me desses metade da tua casa não iria contigo, nem comeria pão, nem beberia água neste lugar. Porque assim me ordenou o Senhor pela sua palavra dizendo: Não comerás pão, nem beberás água e não voltarás pelo caminho por onde foste - I Re 13.8,9.

            O profeta tinha uma ordem de Deus para cumprir, a qual ele estava tentando obedecer, mas eis que lhe saiu ao encontro um profeta velho que o convidou à ir para sua casa, o qual ele também o resistiu. Disse-lhe então o profeta velho: também eu sou profeta como tu, e um anjo me falou pela palavra do Senhor, dizendo: Faze-o voltar contigo à tua casa, para que coma pão e beba água (porém mentiu-lhe). E voltou ele e comeu pão em sua casa e bebeu água. E sucedeu que, estando eles à mesa, a palavra do Senhor veio ao profeta que o tinha feito voltar. E clamou ao homem de Deus que viera de Judá, dizendo: assim diz o Senhor: Visto que foste rebelde à boca do Senhor e não guardaste o mandamento que o Senhor, teu Deus, te mandara; antes, voltaste e comeste pão e bebeste água no lugar de que te dissera: não comerás pão, nem beberás água, o teu cadáver não entrará no sepulcro de teus pais... Foi-se, pois e um leão o encontrou no caminho e o matou; e o seu cadáver estava lançado no caminho e o jumento estava parado junto a ele e o leão estava junto ao cadáver... E ouvindo-o o profeta que o fizera voltar do caminho, disse: É o homem de Deus que foi rebelde à boca do Senhor; por isso, o Senhor o entregou ao leão, que o despedaçou e o matou, segundo a palavra que o Senhor lhe tinha dito - I Re 13. 11-26.

            CUIDADO PROFETA DE DEUS!!! Tem muito profeta velho e morto espiritualmente por aí querendo que você faça parte na mesa com eles, mas com o intuito de te matar, foge destes cultos estranhos que engrandece e promove o nome do homem, foge destes cultos que se intitulam como "encontro de vasos", destes cultos que distribuem envelopes para pedidos de oração por causas impossíveis, com o intuito malicioso e disfarçado de induzir o povo a colocar dinheiro dentro do envelope como se as bênçãos de Deus se comprasse e se alcançasse através do dinheiro, atente para a lepra de Geazi – IIº Re 5.20-27 e não faça com que o dinheiro do povo lhe seja para maldição – At 8.14-20.

 Deus não precisa de dinheiro para intervir numa causa impossível, a causa de Ezequias era decretada por Deus, portanto uma causa que não tinha mais reversão, Então, virou Ezequias o rosto para a parede e orou ao Senhor. E disse: Ah! Senhor, lembra-te, peço-te, de que andei diante de ti em verdade e com coração perfeito e fiz o que era reto aos teus olhos. E chorou Ezequias muitíssimo. Então, veio a palavra do Senhor a Isaías, dizendo: Vai e dize a Ezequias: Assim diz o Senhor, o Deus de Davi, teu pai: Ouvi a tua oração e vi as tuas lágrimas; eis que acrescentarei aos teus dias quinze anos - Is 38.1-5.

Deus não se prende a forma de culto humano, existem muitos homens deturpando o poder de Deus e o condicionando a uma contribuição financeira, se te convidarem não te ponha no caminho com eles, pois estão corrompidos, e não aceite os seus presentes, Deus não quer profeta aceitando presentes e se comprometendo com o erro de alguns. Como que o profeta irá dirigir uma palavra dura para aquele que lhe dá presente? Pois presente corrompe e transforma o homem de Deus em um homem conivente com o sistema da injustiça e da iniqüidade.

Amós não pertencia a estes grupos proféticos que vivem subordinados as autoridades e que profetizam de acordo com o interesse dos grandes, muito pelo contrário, ele era um simples criador de gado e não precisava da troca de favores dos aristocratas.

Tem profeta hoje que não quer trabalhar e isto cria uma dependência financeira para se manter, muitos recebem dinheiro de ministérios para realizarem determinados trabalhos religiosos nas igrejas como vigílias, campanhas e orações, benefício este que os impedem de profetizar contra aqueles que os sustentam por isto começam a profetizar coisas da mente, para agradar ao homem.

You Might Also Like

0 comentários

Toda boa critica desenvolve um bom crescimento!!!
Deixe seu comentario!!!

Like us on Facebook

Flickr Images