DESOBEDIÊNCIA DESASTROSA

segunda-feira, março 25, 2013


DESOBEDIÊNCIA DESASTROSA

Quando Deus dá uma ordem, Ele espera que tal ordem seja obedecida. Caso contrário, as conseqüências podem ser graves e até desastrosas. Por um só ato de desobediência Moisés perdeu o direito de entrar na terra de Canaã; pela mesma razão, certo profeta, depois de ter feito muitas proezas perdeu a vida.
Consta do Primeiro Livro dos Reis cap. 13, a comovente história do referido profeta. A Bíblia não lhe dá o seu nome, mas chama-o sempre de "um homem de Deus" v. 1 e "o profeta" v.2. Naquele tempo dez tribos israelitas tinham-se separado das outras duas, formando um reino independente sob o governo do "rei" usurpador Jeroboão, mantendo um altar com seus "sacerdotes" separatistas, em Betel, cidade situada a uns 30 quilômetros ao norte de Jerusalém.
Deus enviou a Betel um profeta de Judá, ordenando-lhe que pregasse contra o altar e voltasse imediatamente por outro caminho, sem demorar-se nem mesmo para tomar refeição em qualquer lugar. As instruções eram um tanto rigorosas e, talvez, perigosas, mas eram divinas, claras e, portanto deviam ser obedecidas.
Primeiramente tudo correu bem. O profeta foi até Betel, achou o lugar onde estava o altar idólatra e ali encontrou até o próprio rei Jeroboão queimando incenso. Sem hesitar o profeta anunciou a mensagem que Deus lhe deu, isto é, que o futuro rei de Judá (Josias) mataria os sacerdotes de Betel e queimaria os seus ossos sobre aquele mesmo altar.
Ao ouvir isto, o rei Jeroboão zangou-se e estendeu a mão sobre o altar, dizendo: "Prendei-o". Mas a mão que ele estendera contra o profeta secou-se e ele não a podia recolher. O altar fendeu-se e dele a cinza se derramou. O rei, amedrontado, implorou ao profeta que pedisse a Deus a cura da sua mão. Tendo o profeta feito isto, a mão do rei foi restaurada. Este, humilhado e ainda espantado, pediu ao profeta que fosse descansar e jantar consigo no palácio real e prometeu-lhe um galardão. O profeta recusou o convite de Jeroboão, explicando-lhe as instruções que Deus tinha lhe dado e partiu de volta para Judéia por um caminho oposto àquele pelo qual chegara a Betel.
Bem, até este ponto o profeta obedeceu fielmente às instruções que Deus lhe havia dado. Agora, porém, ocorre um desastre fatal. Um profeta velho que morava naquela redondeza, tendo ouvido os acontecimentos em Betel, foi encontrar-se com o homem de Deus e convidou-o a ir com ele para a sua casa e ali tomar uma refeição. O homem de Deus recusou, explicando-lhe as instruções que recebera de Deus. O profeta velho, porém, alegando que Deus, por meio de um anjo, tinha-lhe dado outras instruções para o homem de Deus, o que era mentira, persuadiu-o a voltar e a comer na casa dele. Depois de terem comido, o Senhor, através do profeta velho, anunciou que o homem de Deus, por ter desobedecido à ordem divina que recebera, morreria e não teria o privilégio de ser sepultado em sua própria terra.
Isto aconteceu de fato, pois naquele mesmo dia, viajando o homem de Deus de volta à sua terra, foi morto por um leão, sendo sepultado em Betel pelo profeta velho.
Neste acontecimento bíblico vemos como um homem de Deus - um profeta - honrou ao Senhor em cumprir uma tarefa perigosa, mas no fim, por desobedecer às instruções num só ponto, perdeu a vida. Note: é costume chamá-lo de "profeta novo", mas a Bíblia não diz qual era a idade dele.
Ele possuía uma natureza bondosa, pois pediu a Deus a cura da mão ressecada do rei Jeroboão. Era, também, corajoso, pois profetizou contra o altar de Betel na presença do rei e dos sacerdotes ali presentes. Era, corajoso também, pois ousou recusar o convite do rei v v 7-9.
Apesar de tudo isto ele falhou ao fim por acompanhar o "velho profeta", acreditando que a sua incrível história fosse verdadeira e que, de fato, Deus mudara as instruções que anteriormente lhe havia dado. O "homem de Deus", acreditando na palavra dum mero homem, desobedeceu às instruções claras que recebera do Senhor e, em conseqüência disso, morreu tragicamente e foi sepultado em sepulcro alheio.
Talvez a nossa primeira reação a esta história, seja pensar que Deus pareceu injusto ao decretar a morte do primeiro profeta, que tão fielmente O servira e, entretanto, poupar o velho, em cuja mentira o outro acreditou.
Lembremo-nos, todavia, das palavras do profeta Samuel: "O obedecer é melhor do que o sacrificar" (1 Samuel 15.22). Deus exige obediência antes de tudo. "Por um só ato de desobediência veio o juízo sobre todos" Romanos 5.18. Isto refere-se ao pecado de Adão, o qual desobedeceu ao único mandamento que Deus lhe deu.
Em 1 Reis 20.35-36 temos o registro de um acontecimento semelhante ao do capítulo 13. Leia-o e veja a semelhança: uma ordem do Senhor, não cumprida, resultando em morte nas garras de um leão.
Por estes exemplos, e por muitos outros, Deus quer nos ensinar a grande verdade da obediência às Suas ordens e os tristes resultados da desobediência.
Graças a Deus houve UM HOMEM que obedeceu a Deus em tudo, mesmo até a morte na cruz. Deste modo, "pela obediência de UM, muitos se tornarão justos" (Romanos 5.19). 

You Might Also Like

0 comentários

Toda boa critica desenvolve um bom crescimento!!!
Deixe seu comentario!!!

Like us on Facebook

Flickr Images