“Está consumado”.

segunda-feira, março 25, 2013

“Está consumado”. Palavras difíceis de serem ditas. Estas palavras só podem ser ditas por pessoas que não dão apenas valor à vitória, mas que também valorizam o permanecer até o fim, mesmo que o fim seja a morte. Essa semana passou novamente o filme “ROCK o LUTADOR”. Neste filme o amigo do rock disse “não jogue a tolha”, pois quero ir até o fim. A tendência humana é desistir cedo demais. É parar antes de cruzar a linha de chegada. É não levantar quando é derrubado com um cruzado de direita. Quantos já não começaram ler um livro e deixaram pela metade. Quantos não abandonaram um regime, um emprego, um casamento, uma igreja e até a fé em Deus.
Através do exemplo de Jesus somos encorajados permanecer firmes e não desistir, pois ele não desistiu. Não pense, porém, que ele não foi tentado. O diabo o tentou no deserto, muitos dos seus seguidores o abandonaram, no Getsemani pediu ao Pai para que afastasse dele este cálice, Judas o traiu, Pedro o negou.
O grito "Está consumado" foi um dos momentos mais importantes da cruz. O céu estava escuro. Outras duas vítimas gemendo. Bocas que zombavam e escarneciam. Jesus, então no último esforço, empurra os pés sobre o prego e grita: "Está consumado!"
O que na verdade estava sendo consumado?

1. A libertação do homem que estava escravizado pelo pecado.
· No AT um cordeiro sem mancha, perfeito, inocente morria e o seu sacrifício era aceito para que o pecador fosse purificado. Porque o próprio Deus instituiu “sem derramamento se sangue não há purificação de pecado”.
· Jesus instituiu uma nova forma de purificação do pecado. Ele satisfez a justiça de Deus na cruz. Um justo morrendo para pagar o preço dos pecados do homem caído. Estes pecados nunca poderão ser punidos outra vez já que isto violaria a justiça de Deus. Os pecados podem ser punidos apenas uma vez, seja por um substituto ou por você mesmo.
· Dizem que Lutero estava diante do Diabo e este colocava diante dele uma grande lista de pecados que ele tinha cometido. Então Lutero falou, pense mais um pouco quem sabe você não encontra mais algum pecado para colocar nesta lista. Então o acusador acrescentou mais alguns pecados na lista. Ai ele disse não tem mais nenhum. Não disse o Diabo. Lutero então disse: Pegue uma tinta vermelha e escreva: “o sangue de Jesus Cristo, seu filho, me purifica de todo o pecado”.

2. A restauração da comunhão do homem com Deus.

· Deus não criou o homem para viver longe dele. Porém o homem depois do pecado se afastou dele. Passou a haver uma grande distancia entre o homem e Deus, pois não pode haver comunhão entre luz e trevas.
· No próprio Templo havia um véu que separava o lugar sagrado, onde Deus estava presente, representado pela arca da aliança, além do véu somente o sumo sacerdote podia entrar uma vez por ano. E somente depois te ter ofertado um cordeiro para purificação de seu próprio pecado. “Porque a lei constitui sumos sacerdotes a homens sujeitos à fraqueza, mas a palavra do juramento, que foi posterior à lei, constitui o Filho, perfeito para sempre” (Hb 7:27-28).
· Porém quando Jesus bradou o Grito “está consumado” o véu do Templo se rasgou de alto a baixo dando condições para mim e para você, purificados que somos pelo sangue do Cordeiro morto na Cruz, de chegar na lugar santo, na presença do Senhor Deus e a Ele agradecer e pedir perdão.
· Sobre isso o escritor de Hebreus recomenda: “Tendo, pois, irmãos, intrepidez para entrar no Santo dos Santos, pelo sangue de Jesus, pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou pelo véu, isto é, pela sua carne, e tendo grande sacerdote sobre a casa de Deus, aproximemo-nos, com sincero coração, em plena certeza de fé, tendo o coração purificado de má consciência e lavado o corpo com água pura. Guardemos firme a confissão da esperança, sem vacilar, pois quem fez a promessa é fiel.” (Hb 10:19-23).

3. A certeza da vida eterna ao homem redimido.

· Deus não criou o homem para morrer. O homem no Édem tinha acesso a Arvore da Vida, e do fruto desta arvore ele podia comer. Porém ao pecar Deus expulsou o homem do Jardim e pois querubins de guarda para que o homem não entrasse mais ali e comesse do fruto da arvore da vida. Depois disso, geração a geração o homem foi distanciado de Deus e seu tempo de vida foi diminuindo.
· Vida eterna como teve o ladrão da Cruz ao abrir o seu coração e dizer “Senhor lembra-te de mim quando vieres com teu reino”. Jesus disse a ele “Hoje estará comigo no paraíso”.
· Não foi um grito de derrota. Foi de triunfo!!! Não, não foi um grito de desespero. Mas de realização e de alivio de dever cumprido.

Você está prestes a desistir? Não faça isso. Fique firme. Está cansado de fazer o bem? Faça apenas um pouco mais. Está pessimista em relação a seu emprego? Arregace as mangas e persevere. Não consegue resistir às tentações. Aceite o perdão de Deus e continue em frente. Lembre-se, quem persevera não é aquele que sai da luta sem ferimentos nem cansaço. Pelo contrário, fica cheio de cicatrizes e sangrando. Certa pessoa disse: "Deus não nos chamou para ser bem-sucedidos, mas fiéis." Mestre, foi amarado, açoitado, crucificado, transpassado pela lança do soldado, mais permaneceu até o fim. Vamos perseverar.
· Por isso restabelecei as mãos descaídas e os joelhos trôpegos; e fazei caminhos retos para os vossos pés, para que não se extravie o que é manco, antes seja curado.
· Faça como Paulo: Combata o bom combate, completa a carreira, guarde a fé. Pois, a coroa da justiça está guardada, a qual o Senhor, reto juiz, me dará naquele dia; e não somente a você e a mim, mas também a todos quantos amam a sua vinda.

fonte: Pr Saulo César

You Might Also Like

0 comentários

Toda boa critica desenvolve um bom crescimento!!!
Deixe seu comentario!!!

Like us on Facebook

Flickr Images