Explicação sobre as cartas do Apocalipse

quinta-feira, junho 06, 2013


Explicação sobre as cartas do Apocalipse

A IGREJA DE ESMIRNA (Ap 2.8)
Esmirna – o termo significa “mirra”, “amargo”. Simboliza o período de perseguições imperiais que vai desde a morte de João (ano 100), até o edito de Constantino (ano 313). Essa foi à época da igreja do sofrimento. Período de grandes perseguições que culminou por parte do Império Romano.
A IGREJA DE PÉRGAMO (AP 2.12)
O termo “Pérgamo” significa elevado ou casado. Corresponde à época que vai desde o edito de Constantino (ano 313) até a queda do Império Romano (ano 476) Foi o período em que a igreja foi elevada ao trono imperial e uniu-se ao Estado.

Quando Diocleciano abdicou do trono, a igreja era extremamente perseguida. Com a ascensão de Constantino, que se declarava cristão, a igreja passa o ocupar o trono cercado da corte que também se professava cristã. De um momento para o outro, como num estalar de dedos, cessaram as perseguições contra a igreja. Se por um lado, a igreja deixou de ser perseguida, por outro lado o paganismo começou a tomar forma dentro da igreja.
A IGREJA DE TIATIRA (Ap 2.18).
Tiatira corresponde ao período do pleno movimento do catolicismo romano que vai desde a queda de Roma (ano 476) até a queda de Constantinopla (ano 1476). O catolicismo romano tem o seu apogeu e apenas um pequeno número de cristãos são fiéis.
Com o apogeu do catolicismo, a igreja rejeitara de vez o seu Senhor (Mt 6.24; cf. 1Jo 2.15).
Nesse período o número de tradições e dogmas criado pelos papas aumentaram. Isso fez com que a verdadeira doutrina da Palavra de Deus fosse esquecida. Os que se diziam cristãos professos, não andavam mais segundo a Palavra de Deus, mas, segundo a tradição do homem (Cl 2.8, 22, 23).
A IGREJA DE SARDES (Ap 3.1).
Sardes corresponde ao tempo da reforma que vai desde a queda de Constantinopla (1453) até o fim da Guerra dos Trinta Anos (1648). Nesse período o que mais chama a atenção é o acontecimento que marcou a maior e mais importante mudança na Igreja. As Reformas Religiosas iniciadas por Martinho Lutero na Alemanha que logo se espalhou por toda a Europa com o fundamento de igrejas que não prestavam obediências a Roma papal.
No início, porém, a igreja estava longe de ser fiel a Deus. Por isso a severa repreensão do Senhor para a Igreja de Sardes (Ap 3.1-3).
A IGREJA DE FILADÉLFIA (Ap 3.7).
Filadélfia – o termo significa “amor fraternal”. É a igreja do avivamento que vai desde o fim da Guerra dos Trinta Anos (1648) até (talvez) final do século XX.
A igreja do avivamento também foi à igreja de missões. Esse foi o período de grandes missões evangelisticas e de grande crescimento com as pregações de João e Carlos Wesley e Jorge Whitefield. Destes três, João Wesley foi o dirigente e estadista do movimento que ficou mundialmente conhecido. Mas, o maior destaque e fundador das missões modernas foi, sem dúvida, Guilherme Carey, que, em 1789 enviou missionários ao mundo pagão. Carey ficou conhecido como “o pai das missões modernas”.
A IGREJA DE LAODICÉIA (Ap 3.14).
Laodicéia – o termo significa “direitos do povo”. Não se sabe com precisão quando irá começar esse período final da igreja na terra. Porém, ao que tudo indica com os acontecimentos destes dias, esse período já está nos nossos dias.
A “igreja dos últimos dias” é a igreja da apostasia (1Tm 4.1). Diferente das outras igrejas relacionadas, a igreja de Laodicéia não era acusada de idolatria e nem de imoralidade, mas de apostasia. A “igreja da apostasia” não é governada por Deus, mas pelo povo como indica o significado do seu nome. Não é uma igreja Teocrática, mas democrática. Não é humilde, mas soberba.

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